A importância em manter as mãos sempre protegidas

Você já tentou realizar uma simples tarefa como colocar água em um copo, mas sem usar uma das mãos? E então trocar uma lâmpada ou abotoar uma camisa? Nós não sabemos a real importância das nossas mãos para realizar atividades do dia a dia até que algo aconteça – desde um pequeno corte, uma fratura ou até algo mais grave, como a perda de movimentos de um ou mais dedos.

As mãos são essenciais para qualquer coisa que fazemos, desde tarefas domésticas até atividades profissionais. Parece até desnecessário repetir, mas é com elas que podemos escrever, segurar objetos, apertar, sinalizar e tatear (diferenciando texturas, temperaturas etc).

E você sabia que mais de 30% dos acidentes de trabalho envolvem as mãos? É por isso que o cuidado com as mãos é tão destacado nos treinamentos realizados em todos os tipos de indústrias.

Muitas outras situações podem ser perigosas na rotina de uma indústria. O importante é que o trabalhador seja treinado e constantemente lembrado da importância da prevenção. Algumas dicas para evitar acidentes com as mãos:

– Nunca compartilhar equipamentos de proteção individual.

– Só realizar atividades com total atenção no que está sendo feito.

– Seguir todos os processos estabelecidos pela área de Segurança do Trabalho, mesmo que não tenha ocorrido acidente nesta situação.

– Nunca utilizar máquinas e equipamentos que estejam com algum problema.

– Nunca operar um equipamento que não domine 100% do seu funcionamento.

– Estar atento sempre que movimentar uma carga, protegendo as mãos para que não fiquem presas.

– Para manusear um produto químico, sempre utilizar a luva adequada para o procedimento seguro.

– Em caso de dúvidas, não faça. Peça orientação!

Deixe uma resposta

A SEGURANÇA SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR!